Chick Corea e Gary Burton em concerto na Casa da Música



Nascido no seio de uma família ligada ao mundo da música, Chick Corea começou a tocar piano aos quatro anos de idade e iniciou a sua carreira tocando com as bandas de Willie Bobo (1962-63) e Blue Mitchell (1964-66). Gravou o seu primeiro disco, como líder, em 1966, e tocou, nos anos que se seguiram, com o mítico Miles Davis, durante a fase de transição para o jazz-rock, participando nos discos "Filles de Kilimanjaro", "In a Silent Way" e "Bitches Brew".
Entre os anos 70 e 80, Corea esteve envolvido em diversos projectos distintos, nomeadamente os duos com o pianista Herbie Hancock e com o vibrafonista Gary Burton e ainda o quarteto acústico de jazz com Michael Brecker, Eddie Gomez e Steve Gadd. Na década de 90, Corea continuou a produzir uma obra diversificada, incluindo discos a solo, um tributo a Bud Powell e um reencontro com Gary Burton.
Gary Burton - que tocava piano antes de se apaixonar pelo vibrafone -, é, com Bobby Hutcherson, um dos dois grandes vibrafonistas a surgir nos anos 60. Além de virtuoso absoluto, é ainda considerado um inovador, ao introduzir a utilização de quatro baquetas simultâneas, ampliando muito as potencialidades do vibrafone.
Em 1960, gravou com o guitarrista de country, Hank Garland, depois com o quinteto de George Shearing e mais tarde com o mítico Stan Getz. O seu primeiro disco em nome próprio é "New Vibe Man in Town" (1961), o primeiro da sua extensa discografia de 54 álbuns, até ao momento.
Professor, desde 1971, no prestigioso Berklee College of Music, partilhou estúdios e palcos com uma extensa lista músicos consagrados, embora poucos haja tão consagrados quanto o próprio, Gary Burton, um dos nomes de primeira linha do jazz nas últimas quatro décadas.
O concerto terá lugar na Sala Suggia, às 22:00 horas. Tentem comprar bilhete (se ainda houver).
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home