VIZELA TEM OS OLHOS ABERTOS!

UM BLOG DE VIZELA NA ROTA DO MINHO, DE PORTUGAL E DO MUNDO

quarta-feira, setembro 20, 2006

Chick Corea e Gary Burton em concerto na Casa da Música



O pianista Chick Corea e o vibrafonista Gary Burton apresentam-se no próximo sábado, dia 23, na Casa da Música, no Porto, num concerto que se desenvolve em torno do álbum "Crystal Silence", lançado em meados de 1972, pela editora alemã ECM (este disco consistiu no primeiro projecto em conjunto dos dois músicos norte-americanos, que depois gravaram vários outros álbuns em dueto).
Nascido no seio de uma família ligada ao mundo da música, Chick Corea começou a tocar piano aos quatro anos de idade e iniciou a sua carreira tocando com as bandas de Willie Bobo (1962-63) e Blue Mitchell (1964-66). Gravou o seu primeiro disco, como líder, em 1966, e tocou, nos anos que se seguiram, com o mítico Miles Davis, durante a fase de transição para o jazz-rock, participando nos discos "Filles de Kilimanjaro", "In a Silent Way" e "Bitches Brew".
Entre os anos 70 e 80, Corea esteve envolvido em diversos projectos distintos, nomeadamente os duos com o pianista Herbie Hancock e com o vibrafonista Gary Burton e ainda o quarteto acústico de jazz com Michael Brecker, Eddie Gomez e Steve Gadd. Na década de 90, Corea continuou a produzir uma obra diversificada, incluindo discos a solo, um tributo a Bud Powell e um reencontro com Gary Burton.
Gary Burton - que tocava piano antes de se apaixonar pelo vibrafone -, é, com Bobby Hutcherson, um dos dois grandes vibrafonistas a surgir nos anos 60. Além de virtuoso absoluto, é ainda considerado um inovador, ao introduzir a utilização de quatro baquetas simultâneas, ampliando muito as potencialidades do vibrafone.
Em 1960, gravou com o guitarrista de country, Hank Garland, depois com o quinteto de George Shearing e mais tarde com o mítico Stan Getz. O seu primeiro disco em nome próprio é "New Vibe Man in Town" (1961), o primeiro da sua extensa discografia de 54 álbuns, até ao momento.
Professor, desde 1971, no prestigioso Berklee College of Music, partilhou estúdios e palcos com uma extensa lista músicos consagrados, embora poucos haja tão consagrados quanto o próprio, Gary Burton, um dos nomes de primeira linha do jazz nas últimas quatro décadas.
O concerto terá lugar na Sala Suggia, às 22:00 horas. Tentem comprar bilhete (se ainda houver).