VIZELA TEM OS OLHOS ABERTOS!

UM BLOG DE VIZELA NA ROTA DO MINHO, DE PORTUGAL E DO MUNDO

domingo, outubro 15, 2006

RTP - Programa "Grandes Portugueses"

A RTP inicia esta noite um novo concurso (?) - será mesmo assim que deverá chamar, como se fossemos escolher sabonetes ou chocolates? - denominado "Grandes Portugueses", apresentado por Maria Elisa.

O objectivo é escolher os portugueses mais marcantes da nossa história, desde a fundação da nacionalidade, a qual teve origem no Porto - Portucale - (e não em Guimarães, onde foi apenas "baptizado). Adiante porque isto serão outras "estórias".

Já li alguma polémica por causa dos nomes indicados, desde futebolistas a políticos e outras pessoas conhecidas. É que faltava António Salazar na lista. E, muito bem, acabou por ser incluído.
Deixem-me dar a minha opinião, mesmo que politicamente incorrecta.

No meu tempo (antes de 1974), os manuais escolares escondiam e escamoteavam muita coisa da nossa História. Mas depois do 25 de Abril, tudo continuou na mesma mas de sinal contrário, isto é: até ao 9º ano escolar, na disciplina de História, os descobrimentos foram dourados, e a crise portuguesa apenas começou na ditadura de Salazar, mas felizmente vieram uns tais militares salvar-nos do papão...

Esquecem-se de nos falar das crises económicas, do desperdício e pouco aproveitamento dos resultados dos descobrimentos, do atraso económico e social que começou no sec.XVI, do fiasco que foi a República, de como os primeiros anos de Salazar tiraram Portugal da crise e do que se seguiu ao 25 de Abril, com a liberdade a ultrapassar, muitas vezes, os seus limites com verões quentes e barbaridades que se cometeram até mesmo por alguns heróis militares.

A verdade é que nenhum rei, nenhum estadista, nenhum governador, nenhum militar, nenhum escritor, nenhum futebolista, nenhum actor, nenhum deles foi perfeito, mas todos quiseram fazer algo por Portugal, uns mais outros menos, e outros mesmo nem por isso, e sim apenas por eles próprios. Salazar, incluído, apesar do atraso inquestionável que provocou a Portugal, e por isso deve ser criticado.

Outra coisa diferente é a censura de algumas figuras - e o aparecimento de outras. Tal postura é lamentável, vindo ainda por cima de uma televisão pública. Ainda bem que foi corrigida, independentemente da posição que cada um tenha sobre António Salazar.

E vocês o que acham?

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Em democracia as opiniões são livres e como tal nem devia de haver lista. As pessoas votavam na personalidade que perferissem, numa 1º fase, e depois viria a lista dos 10 ou 20 mais votados, para posterior votação.

domingo, outubro 15, 2006 1:54:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

salazar é um fascistóide.

domingo, outubro 15, 2006 3:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu até já votei, via NET, no Fernando Pessoa, afinal ele foi pelo menos 4 num, e todos eles muito bons

domingo, outubro 15, 2006 4:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Salazar foi fascista. Pior que ele são os "fascistoides" e "ditadorzinhos" que proliferam por aí, camuflados de democratas...

domingo, outubro 15, 2006 4:43:00 da tarde  
Blogger Márcio said...

Não era eu que votava pelo telefone a gastar €... por causa de uma escolha indiferente! Porque eu não me acredito que 1 voto (o meu voto vá fazer alguma diferença)!
Votei através da internet por curiosidade apenas, pois sei que na pessoa que votei não vencerá pelo meu voto.
Isto seria para fazer como os ingleses fizeram na altura do melhor jovem da FIFA. Votarem todos em maça em apenas um!

domingo, outubro 15, 2006 5:18:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home