70 anos sobre a Guerra Civil de Espanha
A 06 de Novembro de 1936, na Guerra Civil de Espanha (1936-39), começava o cerco de Madrid, pelas forças falangistas de Franco. O Governo republicano mudou-se, entretanto, para Valência. Assim, setenta anos depois do golpe de estado militar iniciado em Marrocos contra a República Espanhola, evoco aqui esses acontecimentos.
O nosso país, que já vivia em ditadura, acompanhou de muito perto tudo o que se passava no país vizinho, sendo certo que o seu desfecho teria consequência directa em Portugal.
Muitos portugueses – na sua maioria exilados – lutaram de armas na mão na defesa de Madrid e em muitas outras batalhas da Guerra Civil de Espanha. Também o governo de Salazar organizou e enviou para Espanha milhares de combatentes, os “Viriatos”, além de apoio logístico e diplomático.
Em Espanha, que parece um país que não tem medo da sua história - como nós parecemos ter da guerra colonial, por exemplo - declarou-se o ano de 2006 como o "Ano da Memória", conforme se pode ler neste extracto da lei que o determinou, assinada pelo rei D. Juan Carlos e o Primeiro-Ministro, José Luis Zapatero:
"1. Con motivo del 75.º aniversario de la proclamación de la Segunda República en España, se declara el año 2006 como Año de la Memoria Histórica, en homenaje y reconocimiento de todos los hombres y mujeres que fueron víctimas de la guerra civil, o posteriormente de la represión de la dictadura franquista, por su defensa de los principios y valores democráticos, así como de quienes, con su esfuerzo a favor de los derechos fundamentales, de la defensa de las libertades públicas y de la reconciliación entre los españoles, hicieron posible el régimen democrático instaurado con la Constitución de 1978.
[...]
1 Comments:
E daqui a 70 anos o que se vai passar???
História é história... se fosse ligar a toda história ainda estavamos a comer (como a minha mãe diz) pão feito para durar uma semana!
Enviar um comentário
<< Home