VIZELA TEM OS OLHOS ABERTOS!

UM BLOG DE VIZELA NA ROTA DO MINHO, DE PORTUGAL E DO MUNDO

domingo, novembro 05, 2006

Saddam Hussein condenado à morte por enforcamento

O Supremo Tribunal Iraquiano condenou esta manhã, pelas 11.30 horas (08.30 horas em Portugal) Saddam Hussein à pena de morte por enforcamento, por crimes contra a humanidade.

Embora eu seja contra a pena de morte, por princípio, não posso deixar de aprovar a sua aplicação no caso de Saddam Hussein e tantos outros terroristas que atentem contra a vida de inocentes, casos dos membros do IRA e ETA, por exemplo - estes dois casos felizmente com processos de negociação em marcha.

Também Barzan Ibrahim al-Tikriti, um dos meios-irmãos de Saddam Hussein, foi condenado à pena de morte por enforcamento pela execução de 148 camponeses xiitas em Doujal, nos anos 80.

O tribunal especial que julga Saddam Hussein e sete dos seus colaboradores condenou ainda à pena de morte por enforcamento Awad Hamad al Bandar, que era o chefe do tribunal revolucionário que em 1982 condenou à morte os 148 xiitas , por terem participado num atentado frustrado contra Saddam Hussein.

O antigo vice-presidente iraquiano, Taha Yassine Ramadan, foi condenado à prisão perpétua pelo mesmo caso. O Procurador-Geral tinha pedido a pena de morte para este arguido, capturado em Agosto de 2003 pelos combatentes curdos em Mossul e entregue às tropas norte-americanas.

A capital iraquiana foi fechada ao mundo e sujeita a um recolher obrigatório excepcional, tendo sido encerrado também o aeroporto internacional até novas ordens, por questões de segurança. As ruas de Bagdad encontram-se desertas, sem peões nem circulação automóvel.

Saddam Hussein, que dirigiu o país com mão de ferro de 1979 até à sua queda em Março de 2003, e sete antigos responsáveis do seu regime, estão a ser julgados pelo massacre de 148 aldeões xiitas da localidade de Doujail, mortos em represálias após um atentado falhado contra o ex-presidente em 1982.

2 Comments:

Blogger Marco Aurélio said...

Faltam agora o Pinochet , Bush pai e filho e mais uns poucos facínoras ainda vivos!
Gosta de desafios?

Um abraço

Marco Aurélio

domingo, novembro 05, 2006 1:23:00 da tarde  
Blogger Márcio said...

Completamente contra... deveriam deixa-lo apodrecer na prisa!!!

domingo, novembro 05, 2006 3:43:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home