1906-2006: 100 anos de Radiodifusão
Lembro hoje a passagem de 100 anos sobre o nascimento da radiodifusão, enquanto meio de comunicação, informação, entretenimento e difusão de cultura entre os povos. Eis os principais passos até ao dia 24 de Dezembro de 1906:
1. Invenção do TSF (telégrafo sem fios): Guglielmo Marconi pensa numa invenção que substitua o telégrafo e que ajude assegurar a segurança dos navios no mar. Marconi emite, em 1900, o seu "S" famoso (dit do dit do dit) no código Morse entre Inglaterra e o Canadá. Seis meses antes, Landell de Moura efectua a primeira transmissão de voz, sem a utilização de fios, mas poucos repararam nisso.
2. Do telefone com fios ao telégrafo sem fios: Os inventores como Lee De Forest e Reginald Fessenden procuram um substituto sem fios para o telefone tradicional. A voz humana poderia ser um melhoramento interessante, não conseguido com o telégrafo, mas inventores como Marconi não consideram isto viável: Não será confidencial uma vez que todos ouvirão a conversa.
3. A primeira transmissão: Em 1906, em Brant Rock, véspera de Natal, Fessenden tocou o seu violino, cantou uma canção, leu um ou dois versículos da Bíblia num "telefone" sem fios de sua própria invenção. Esta foi considerada a primeira transmissão de radiodifusão porque foi projectada para mais de um ouvinte, tendo sido previamente anunciada, com a intenção de encontrar suportes financeiros.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home