Fumadores sem emprego!?
Mais uma vez peço desculpa aos alinhados no politicamente correcto para questionar o tema do tabaco.
É certo e sabido que o tabaco faz mal e que ninguém (entenda-se não fumadores) é obrigado a fumar. Mas também não deixa de ser verdade que quem quer fumar tem todo o direito de fazê-lo, obrigando-se apenas a respeitar terceiros.
Assim sendo, parece-me descabido e fundamentalista discriminar os fumadores. Vem isto a propósito de uma medida que vinha hoje nos jornais que admite que as empresas possam não empregar fumadores. A ser verdade, seria o primeiro passo para também poder despedir os fumadores.
Não pode ser! Que me dizem desta hipótese, caros visitantes?
PS - A propósito, não sou fumador, mas sei respeitar quem o é.
2 Comments:
Mais uma situação aberrante para a qual não há palavras para a descrever.
Todo o fumador tem o direito a fumar e tem o dever de não incomodar quem não quer ser perturbado com o fumo. Por príncipio um fumador nunca deveria fumar na proximidade de outras pessoas, porque o perguntar não basta, uma vez que por educação quase todas as pessoas dizem que não se incomodam. Venha quem vier, os cafés e discotecas são do fumadores ou já algum deconhecido, numa discoteca lhe veio perguntar se não se incomoda com o tabaco e no entanto sai-se de lá com a roupa a tresandar a tabaco.
Use-se da sensatez e da sinceridade pois ambas quase sempre, se não sempre, são a chave dos problemas.
Quanto às empresas não empregarem fumadores deve dizer-se que cada caso é um caso e numa empresa privada nunca haverá lei alguma que impeça um empregador de contratar um fumador, porém pode reservar o direito de não admitir fumadores e perante a lei, não pratica discriminação, basta não admitir que não discrimina fumadores... Tudo o resto é conseguir provar. Mas uma vez mais vamos usar da sensatez e da sinceridade. Empregaria alguém que tem a necessidade de fumar um cigarro de hora em hora, sendo que para cada um perde 10 minutos. Isso ao fim de uma semana são mais de 6 horas e meia, é quase o mesmo que trabalhar quatro dias por semana. Então digam-me honestamente se em igualda de cisrcunstâncias, entre duas pessoas com as mesmas habilitações, experiência e tudo o resto, admitiam um fumador ou um não fumador?
Enviar um comentário
<< Home