VIZELA TEM OS OLHOS ABERTOS!

UM BLOG DE VIZELA NA ROTA DO MINHO, DE PORTUGAL E DO MUNDO

quarta-feira, outubro 25, 2006

As mulheres africanas (e as outras)


Uma pequena informação (existente na web page da OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) sobre África: "As mulheres (e não os camiões, comboios ou aviões de carga, reparem bem) carregam dois terços de todas as mercadorias que circulam na África rural". Incrível!

Vêm-me logo à mente várias imagens, com centenas de milhares de mulheres negras, novas ou anciãs, atravessando esse continente em todas as direcções, passo a passo, com várias cargas na cabeça - quais mulas de carga - e, muito provavelmente, com uma criança às costas. Ainda por cima, milhões delas com o clítoris mutilado.

Afinal, são as mulheres que representam a coluna vertebral de África. Mas e nas nossas sociedades europeias, qual o papel das mulheres?

Por mim, também penso que elas são a verdadeira fortaleza do nosso viver comum. Os homens terão biologicamente - é certo e no geral -, maior vigor físico; mas as mulheres vão mais longe com a sua tenacidade, capacidade de aguentar, capacidade de entrega e perseverança.

São elas que aguentam a maior parte do que constitui um núcleo familiar; quem cuida dos filhos e dos doentes; que gerem as economias domésticas.

Mas, muito particularmente em África, todos os especialistas em desenvolvimento, começando pelo inventor do micro-crédito, Muhammad Yunus (Prémio Nobel da Paz 2006 e porque não da Economia, pergunto eu?) sabem que as mulheres dos países pobres tiram melhor partido das ajudas económicas, que são mais eficazes, mais trabalhadoras e mais sérias e fiáveis.

E o que pensam vocês sobre as mulheres?

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Daqui a minha homenagem a todas as mulheres, a começar pela minha.É uma fada no lar, uma mãe galinha, uma esposa dedicada e uma trabalhadora incansável.
Amo-te querida pela tua força e coragem!
Vivam as mulheres de todo o mundo!!!

quarta-feira, outubro 25, 2006 1:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

puxa saco, tomara todos os homens percebessem os tesouros que tem em casa, como você parece perceber. Muitos outros só o percebem quando o perdem. Certamente não haveria tantos divorcios, sendo que sem sempre os mesmos ocorrem com culpa dos homens.

é obrigação dos homens reconhecer e ajudar estes tesouros a tomar conta do que é seu, como sendo o patrimonio fisico e emocional que é de ambos.

quarta-feira, outubro 25, 2006 1:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A mulher africana é um exemplo de determinação, coragem e dignidade. A mulher africana é o pilar desse Continente.

quarta-feira, outubro 25, 2006 5:19:00 da tarde  
Blogger Márcio said...

São cada vez mais complicadas :)

quarta-feira, outubro 25, 2006 6:06:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home