Homenagem a Cristóvão Colombo em Cuba (Alentejo)
O enigma sobre a naturalidade do descobridor das Américas está para durar e promete mais polémica, este mês, com o primeiro monumento em Portugal Continental (existe um já no Funchal, na Madeira, conforme foto junta) de homenagem a Cristóvão Cólon (pseudónimo do alentejano Salvador Fernandes Zarco, natural de Cuba, distrito de Beja).
A 28 de Outubro, 514 anos depois de ter descoberto a ilha à qual deu o nome de Cuba, na América Central, o navegador vai ser homenageado em Cuba do Alentejo, a sua terra natal, segundo as teses defendidas por diferentes historiadores e investigadores portugueses.
Uma estátua em bronze, com tonelada e meia de peso, assente num pedestal em granito, com sete toneladas, da autoria do escultor português Alberto Trindade, vai "oficializar", na vila alentejana de Cuba, o nascimento de uma das figuras mais célebres da história mundial.
É a este alentejano Cristóvão Colon, e não ao genovês Cristóvão Colombo, que as teses portuguesas reivindicam o feito histórico de descobrir as Américas, ao serviço dos reis de Castela.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home