VIZELA TEM OS OLHOS ABERTOS!

UM BLOG DE VIZELA NA ROTA DO MINHO, DE PORTUGAL E DO MUNDO

terça-feira, outubro 17, 2006

Quase 50 % dos espanhois quer união Portugal/Espanha

Quase metade dos espanhóis, 45,7 por cento, quer a união entre Portugal e Espanha, com a maioria a defender que o novo país deve chamar-se Espanha, ter Madrid como capital e manter o regime monárquico, de acordo com uma sondagem.
A sondagem, realizada para a revista "Tiempo", refere que o apoio à união dos dois países é particularmente elevado entre os mais jovens, dos 18 aos 24 anos, com mais de metade (50,8 por cento) a favorecerem essa opção.
Entre os que favorecem a fusão, 43,4 por cento dizem que o novo Estado deve chamar-se Espanha, contra 39,4 que favorecem a opção de "Ibéria"; apenas 3,3 por cento gostaria de ver Lisboa como a capital do novo Estado, contra 80 por cento que querem Madrid.
Cerca de metade dos eleitores defende que o novo estado deve manter-se com o regime monárquico, que vigora em Espanha, contra 30,2 por cento que defendem que o "novo país" seja uma República.
A sondagem surge semanas depois de o semanário português "Sol" ter revelado uma sondagem que indicava que 28 por cento dos portugueses apreciariam a união com Espanha.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Por mim, é para ontem!

terça-feira, outubro 17, 2006 5:15:00 da tarde  
Blogger 1/2Kg de Broa said...

LOL, claro que concordam. Eu também concordava juntar-me a Espanha. A selecção continua a ser só a Portuguesa, capital era Lisboa e o país chamava-se Portugal.
Com estas condições...

terça-feira, outubro 17, 2006 5:54:00 da tarde  
Blogger Márcio said...

Nada disso!
Eles dizem isso porque querem ir ao Euro 2008...
Querem estar em 1º lugar nas mortes nas estradas...
Entre outras...
Mas isso, é exclusividade Portuguesa!

terça-feira, outubro 17, 2006 7:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Os Espanhois de acordo com o que li e ouvi, pretendem anexar Portugal e não fundir, coisas bem diferentes, creio eu.
Com a anexação não concordo, mas a fusão não me faz mossa alguma.

terça-feira, outubro 17, 2006 10:16:00 da tarde  
Blogger eco said...

Eu não concordo e é como o Vizelense diz isto é mais uma anexação do que uma fusão.. não tem logica.. Portugal pode não andar muito bem, mas isto ainda vai dar uma cambalhota e melhorar!

Digo eu..

terça-feira, outubro 17, 2006 10:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu prometo aprender e decorar já o hino espanhol.

Viva Espanha!!!!!!!!!!!!

quarta-feira, outubro 18, 2006 3:41:00 da tarde  
Blogger JM said...

Conforme já deven ter percebido pelo meu blog "Banhos Quentes" são um curioso no caso do seucesso económico espanhol. Admiro o crescimento que tiveram nos últimos 20 anos, mas não deixo o meu orgulho nacional... Nem fusão nem anexação. Sou porém adepto de uma outra situação, a vivência de um mercado comum, dentro do grande mercado comum que é a Europa.

Para começar gostaria de ver criado um jornal Ibérico com notícias de ambos os lados e escrito em ambas as línguas. Seria uma de levar a que ambos os lados se conheçam e se entendam melhor. Estou convencido que depois disto a circulação no grande espaço ibérico ficaria a ganhar.

quarta-feira, outubro 18, 2006 5:07:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home