VIZELA TEM OS OLHOS ABERTOS!

UM BLOG DE VIZELA NA ROTA DO MINHO, DE PORTUGAL E DO MUNDO

sexta-feira, novembro 17, 2006

Faleceu Sottomayor Cardia

Para completar o obituário do dia, acrescento mais esta notícia. O fundador do Partido Socialista, Sottomayor Cardia, uma figura marcante da democracia portuguesa e pelo seu percurso de lutador contra a ditadura, faleceu hoje de madrugada, aos 65 anos, vítima de doença prolongada.

Sottomayor Cardia nasceu em Matosinhos a 19 de Maio de 1941 e formou-se em Filosofia pela Faculdade de Letras em 1968. Destacou-se pelo seu envolvimento no movimento associativo estudantil e foi preso várias vezes, tendo sido violentamente torturado pela PIDE.

Na sua juventude, aderiu ao PCP, partido que abandona em 1971. Em 1973, tornou-se militante do PS desde a sua fundação e colaborou activamente na redacção do programa deste partido. Integrou os I e II Governos Constitucionais, liderados por Mário Soares, como ministro da Educação e Investigação Científica e ministro da Educação e Cultura, respectivamente.

Desempenhou funções de deputado entre 1983 e 1991, ano em que recebeu das mãos do Presidente da República Mário Soares a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade .

Em 1994, chega a anunciar a candidatura a Presidente da República, mas não o chegou a concretizar. As últimas funções que exerceu foram as de professor de Filosofia Política da Universidade Nova de Lisboa.