VIZELA TEM OS OLHOS ABERTOS!

UM BLOG DE VIZELA NA ROTA DO MINHO, DE PORTUGAL E DO MUNDO

terça-feira, novembro 14, 2006

Hoje é Dia Mundial da Diabetes, rastreio em Vizela














A incidência da diabetes está a aumentar. Segundo se pode saber através da comunicação social, só o Hospital de São João, no Porto, por exemplo, regista cerca de 400 novos casos por ano. Estima-se que a doença atinja meio milhão de pessoas no nosso país.

Hoje, 14 de Novembro, Dia Mundial da Diabetes, vão-se realizar várias acções de esclarecimento e sensibilização para a diabetes um pouco por todo o país - incluindo por cá, na Escola Secundária de Vizela. Os interessados poderão fazer uma avaliação da sua condição física, através da medição da tensão arterial, glicemia, colesterol, índice de massa corporal, peso e altura.

Atingindo cerca de 230 milhões de pessoas em todo o mundo, a diabetes é a quarta causa de morte nos países desenvolvidos. Surge quando o pâncreas não produz suficiente insulina ou quando o corpo não consegue utilizar de forma eficaz a insulina produzida, levando a elevados níveis de glicose no sangue.

A Organização Nacional de Saúde (OMS) estima que a cada dez segundos morre uma pessoa vítima desta doença e prevê que os índices de mortalidade aumentem em 25 por cento na próxima década.

1 Comments:

Blogger Márcio said...

Excelentes imagens a explicar...
Prevenir e não pensar que só acontece aos outros.

terça-feira, novembro 14, 2006 5:36:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home