VIZELA TEM OS OLHOS ABERTOS!

UM BLOG DE VIZELA NA ROTA DO MINHO, DE PORTUGAL E DO MUNDO

terça-feira, janeiro 30, 2007

Chineses que digam palavrões podem ser multados

Fartas de pessoas que fazem discussões nas ruas de Xangai (China) empregando calão e muitos palavrões, as autoridades chinesas locais poderão multar os mais malcriados, segundo um novo regulamento sobre comportamento em locais públicos. “Os palavrões frequentemente levam a confrontos, que se podem tornar fatais", disse um membro do corpo legislativo de Xangai. Por isso, a cidade precisa de elaborar uma lei que aplique multas aos transgressores, concluiu esse responsável. O valor da multa pode variar dependendo do salário dos faltosos.

Recorde-se que Xangai - a maior cidade da República Popular da China, situada no litoral do Oceano Pacífico, e uma das quatro na China que têm estatuto de província - lançou recentemente uma campanha para melhorar os modos dos seus cerca de 18 milhões de habitantes, integrada num plano maior de preparação para a “Expo World 2010”, que o governo local está a encarar como uma nova era para o centro financeiro da China.

Os esforços incluem pedir aos habitantes (que falam o dialeto de Xangai) para melhorarem o seu mandarim, de modo a que sejam evitadas confusões com visitantes chineses doutras regiões. Vários grupos de estudantes estão a ser enviados para sorrirem para os estrangeiros em locais públicos, de modo a que possam espalhar os sentimentos de cortesia entre a população, que é tradicionalmente fria.

Na semana passada, o Governo anunciou também que instalará 45 mil cuspideiras em táxis, para acabar com o hábito dos motoristas baixarem os vidros e cuspirem para a rua.

3 Comments:

Blogger Márcio said...

Ridiculo...

quinta-feira, fevereiro 01, 2007 3:46:00 da tarde  
Blogger Cidália Cunha said...

Sendo assim,o nosso ministro da economia escapou por pouco... Pois, os palavrões que proferiu a respeito da economia, são de bradar aos céus.....
- Ó ministro já chega de tanta estupidez, mas afinal ainda não percebeu que nós ( Portugueses) queremos os chinocas daqui para fora, e bem longe.... Por acaso já lhe passou pela cabeça que a crise do Vale do Ave ( vestuário) se deve principalmente a eles??? Ou será que o ministro pensou que estava nos STATES???

sexta-feira, fevereiro 02, 2007 2:23:00 da manhã  
Blogger Astérix said...

As dúvidas da sra. Cidália têm toda a razão de ser, pois são a pura realidade. O tal de CSI fala de uma reportagem que não tem nada a ver com os assuntos do vestuário, referidos pela comentadora. Os "grandes empresários" apontados - que o são, efectivamente -, actuam nos mercados de exportação e em sub-sectores distintos da têxtil (felpos, atoalhados, etc..). Enfim, para estupidez já chega a que o ministro revela... Tem razão, Cidália!

sexta-feira, fevereiro 02, 2007 11:45:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home