Morreu o grande produtor de cinema Carlo Ponti
Morreu hoje o produtor italiano Carlo Ponti. Marido da actriz Sophia Loren - com quem era casado desde 1966 (ambos na foto junta) -, Ponti não resistiu a uma complicação pulmonar depois de ficar dez dias internado num hospital de Genebra (Suíça).
Carlos Ponti nasceu em 11 de Dezembro de 1912, na província de Lombardia, no norte da Itália. Em 1940, cinco anos depois de ter se formado em Direito, começou a dedicar-se à carreira de produtor de cinema de longa-metragem. Dez anos depois, uniu-se a outro marcante produtor italiano, Dino de Laurentis, para, juntos, criarem os filmes mais ambiciosos do cinema italiano.
"A Estrada da Vida" (1954), de Federico Fellini, e "Europa 51" (1952), de Roberto Rossellini, marcam algumas parcerias de Ponti com importantes cineastas italianos durante o começo dos anos 50. "Anna" (1951) foi o primeiro filme protagonizado por Sofia Loren e produzido por Ponti. Essa parceria estendeu-se por várias décadas e resultou no longo casamento entre os dois.
Quando o produtor se mudou para Paris com Sofia, por não conseguir o divórcio da esposa anterior, transferiu os seus negócios para produções norte-americanas e francesas. Em 1960, produziu "Duas Mulheres" que, protagonizado por Sofia, deu à actriz o seu primeiro Óscar. Nesse período, obteve também o seu maior sucesso: "Doutor Jivago" (clássico de 1965), premiado com seis óscares da Academia. Ponti também produziu "Um Dia Especial" (1977), "Profissão: Repórter" (1975) e "Blow-Up" (1966), entre outros, de uma extensa lista de mais de 140 filmes.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home