VIZELA TEM OS OLHOS ABERTOS!

UM BLOG DE VIZELA NA ROTA DO MINHO, DE PORTUGAL E DO MUNDO

segunda-feira, novembro 27, 2006

Mário Cesariny: desapareceu um artista no seu estado mais puro!

Poetas e actores destacaram-se hoje entre as dezenas de pessoas que prestaram uma última homenagem a Mário Cesariny (1923-2006) no Palácio Galveias - falecido na madrugada de ontem, aos 83 anos de idade -, antes de ser sepultado no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa.

"Desapareceu um artista no seu estado mais puro", lamentou a actriz Eunice Muñoz, depois de ter lido o poema "Corpo Visível", título do seu primeiro livro, editado em 1950. A actriz escolheu ler um dos poemas favoritos de Mário Cesariny, "mas poderia ter sido outro, porque são todos tão extraordinários", disse, sobre uma obra que ficará na história da literatura portuguesa como das mais marcantes do século XX.

"Pessoas como o Mário (Cesariny) aparecem de vez em quando e quando partem acaba por ser como perder uma parte de nós", salientou.

Poeta, dramaturgo, escritor e pintor, Mário Cesariny, alma culta e nobre, natural de Lisboa, foi uma grande figura do surrealismo português, embora tenha provocado muitas rupturas porque fugiu a catalogações, pertencendo a uma verdadeira geração de oiro da poesia portuguesa.

No próximo post, incluirei um poema de Mário Cesariny.