Chineses que digam palavrões podem ser multados
Fartas de pessoas que fazem discussões nas ruas de Xangai (China) empregando calão e muitos palavrões, as autoridades chinesas locais poderão multar os mais malcriados, segundo um novo regulamento sobre comportamento em locais públicos. “Os palavrões frequentemente levam a confrontos, que se podem tornar fatais", disse um membro do corpo legislativo de Xangai. Por isso, a cidade precisa de elaborar uma lei que aplique multas aos transgressores, concluiu esse responsável. O valor da multa pode variar dependendo do salário dos faltosos.
Recorde-se que Xangai - a maior cidade da República Popular da China, situada no litoral do Oceano Pacífico, e uma das quatro na China que têm estatuto de província - lançou recentemente uma campanha para melhorar os modos dos seus cerca de 18 milhões de habitantes, integrada num plano maior de preparação para a “Expo World 2010”, que o governo local está a encarar como uma nova era para o centro financeiro da China.
Os esforços incluem pedir aos habitantes (que falam o dialeto de Xangai) para melhorarem o seu mandarim, de modo a que sejam evitadas confusões com visitantes chineses doutras regiões. Vários grupos de estudantes estão a ser enviados para sorrirem para os estrangeiros em locais públicos, de modo a que possam espalhar os sentimentos de cortesia entre a população, que é tradicionalmente fria.
Na semana passada, o Governo anunciou também que instalará 45 mil cuspideiras em táxis, para acabar com o hábito dos motoristas baixarem os vidros e cuspirem para a rua.